terça-feira, janeiro 24, 2012

Fla Sucre

Flamengo de Sucre, uma prova de amor ao manto sagrado


Flamengo de Sucre é prova de amor ao mantoTorcedores do Flamengo em Sucre, onde o time faz a sua adaptação a altitude, tem o seu motivo. Não é a apenas pela presença do craque Ronaldinho e dos demais atletas rubro-negros, mas também por conta de um clube que tem uma das mais apaixonadas torcidas da cidade. Fundado em 1966 para homenagear o futebol brasileiro, o Flamengo de Sucre vem ganhando espaço no futebol de seu país e neste ano briga para conseguir uma vaga na primeira divisão, um feito inédito para este pequeno pedaço da Nação nos altiplanos bolivianos.

E não é só o nome e as cores que os dois clubes têm em comum. A paixão dos torcedores é mesma, seja na Bolívia ou no Rio de Janeiro.

"Nossa torcida é maior e mais apaixonada até do que a do Universitario (de Sucre). Nossos jogos estão sempre cheios. Nesta semana estamos falando que temos dois jogos importantes. Vamos até Potosí para torcer pelo Flamengo e, depois, enfrentaremos o Destroyers de Santa Cruz, no sábado (28.01). Uma semana muito importante para todos os flamenguistas aqui de Sucre. A Nação pode ficar tranquila, pois será muito bem representada aqui na Bolívia", avisou Juan Ortega, que está organizando uma caravana com cerca de 200 pessoas para ir até Potosí torcer pelo Flamengo "original".

Quanto ao Rubro-negro de Sucre, a segunda divisão boliviana é o desafio. O time está em terceiro lugar no seu grupo e depende apenas de seus resultados para chegar ao quadrangular final. O sonho, indo um pouco mais além, é um dia enfrentar o irmão carioca numa Libertadores.

"Estamos em terceiro no nosso grupo, mas dependemos apenas dos nossos resultados para conseguir uma vaga no quadrangular final. Nosso sonho é ir para a primeira divisão. Imaginamos todos os dias um duelo entre o Flamengo do Rio e o nosso pela Libertadores. Mas sabemos que é complicado, pois temos equipes na Bolívia com muito mais dinheiro do que a gente", disse o presidente, que procura por patrocinadores bolivianos e brasileiros para auxiliar a equipe.

Para ajudar o time de Sucre, o Flamengo e a Olimpikus devem doar todo o material utilizado neste período de treinamentos na cidade para a Fla-Sucre. Assim, eles poderão utilizar as camisas de jogos e de treinos, shorts e meiões nas partidas e nos treinamentos.

Nesta segunda-feira, os jogadores do Flamengo do Sucre e do Flamengo se conheceram e tiraram fotos juntos. Foi a primeira vez que os dois elencos se encontraram em toda a história.

Embaixada da Nação Fla-Sucre
A sede do Flamengo de Sucre fica localizada próximo ao Estádio Patria. É uma pequena sala, decorada com os feitos do clube local e as conquistas do Flamengo do Rio. Entre os "troféus" estão um pôster do título carioca de 1996 e uma camisa autografada por todos os jogadores que estiveram na Bolívia em 2007, quando os cariocas enfrentaram o Real Potosí pela Libertadores. Mas um lugar tão pequeno guarda um amor muito grande pelo Rubro-negro. Ali também funciona a Embaixada da Nação Fla-Sucre, um dos grupos de torcedores, com cerca de 800 pessoas, mais ativos do exterior. 

A criação da Embaixada teve papel fundamental na retomada das atividades do Flamengo de Sucre. Apesar de ter sido fundado em 1966, apenas no ano passado que a equipe conseguiu conquistar pela primeira vez o título principal de Sucre, que deu uma vaga para o Flamengo local disputar a segunda divisão boliviana. Em 1988, por falta de dinheiro, time fechou suas portas para o futebol profissional e ficou funcionando apenas como um time de futsal masters. Porém, com a chegada dos cariocas, em 2007, tudo mudou, o time voltou e com ele as conquistas.

Uma coisa é certa quando se visita a Fla-Sucre: o amor pelo Flamengo não é dividido entre os dois clubes. Sem dúvida ele é multiplicado.

"Estamos sempre nos reunindo para ver os jogos do Flamengo. Infelizmente, não conseguimos fazer isso aqui na sede, pois não temos TV à cabo. Por isso vamos na casa de um dirigente que mora aqui perto.  Vimos o hexa e comemoramos muito. Foi o dia mais empolgante da embaixada. Acho que o clube Flamengo do Sucre e a embaixada Fla-Sucre se misturam. Não existiria um sem o outro", finalizou o presidente do Flamengo do Sucre, Juan Ortega.





Fonte: Site Oficial do Flamengo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aviso importante.

Todo conteúdo do blog foi enviado ou extraído da internet, caso se sinta ofendido, comente que eu retiro.