terça-feira, novembro 15, 2011

Parabéns Flamengo - 116 anos

A fundação



A popularidade do Flamengo teve origem quando os treinos eram feitos numa praça em frente a Praia do Russel, cedida pela prefeitura. O espaço aberto sem muros e sem portões aproximam os jogadores da gente mais simples, os treinos atraiam muitos curiosos. No dia 9 de janeiro de 1912 é oficializado o ingresso do Flamengo na Liga Metropolitana de Esportes Atléticos, a entidade dirigente do futebol carioca.

A estréia do time é em 3 de maio de 1912 e os jogadores tiveram de vestir uma camisa de grandes quadrados vermelhos e pretos, que ganhou logo o apelido de "papagaio-de-vintém". Afinal lembravam desenhos dos papagaios de empinar (pipas). A estréia foi com um time fraquinho formado por operários da fábrica de chapéus Mangueira, o Esporte Clube Mangueira: 16 a 2 para o Flamengo.



A sede





Às voltas com problemas financeiros, o Flamengo perdeu o terreno de sua sede que agora ficava no campo da Rua Paissandu, em 1926, quando a família Guinle o pediu de volta e o clube não tinha dinheiro em caixa. Conseguiu imediatamente (em maio de 1926) um terreno de 34.120 metros quadrados da lagoa Rodrigo de Freitas, ponto então, considerado um fim de mundo. 
Lá o estadio foi inaugurado em 4 de setembro de 1938 e com ele o Flamengo passou a ser chamado, de um modo um tanto estranho de o "Clube da Gávea". Curiosamente, um clube que deve seu nome ao bairro onde nasceu, tornou-se o "Flamengo da Gávea".

Primeira sede Casa 22 da Praia do Flamengo

Naquele estádio o Flamengo obteria sua primeira grande conquista, o tricampeonato de 1942-43-44, e ampliaria em definitivo a sua grande popularidade com times que incluíam os maiores craques do Brasil, como Leônidas, Domingos da Guia, Zizinho e tantos outros. Depois viria a era Maracanã, o segundo tricampeonato, o terceiro, a Libertadores da América, o Mundial em Tóquio. Sua história, a partir daí, é contada através dessas conquistas inesquecíveis.


Segunda sede do Flamengo, construída em 1920, no mesmo local onde fora fundado o Grupo de Regatas.


Campo onde o primeiro time de futebol do Flamengo treinava. Glória, 1911. Ao fundo o centro da cidade bastante iluminado.

Hino Oficial do Flamengo






Flamengo, Flamengo
Tua glória é lutar
Flamengo, Flamengo
Campeão de terra e mar

Saudemos todos com muito ardor
O pavilhão do nosso amor
Preto encarnado, idolatrado,
De mil campões o vencedor

Flamengo, Flamengo
Tua glória é lutar
Flamengo, Flamengo
Campeão de terra e mar

Lutemos sempre com valor infindo
Ardentemente com denodo e fé
Que o seu futuro ainda será mais lindo
Que o seu presente tão lindo é

Flamengo, Flamengo
Tua glória é lutar
Flamengo, Flamengo
Campeão de terra e mar


Primeiro time de Futebol


Primeiro time de futebol do Flamengo. Em pé: Lawrence, Amarante, Píndaro, Baena, Nery e Gallo. Sentados: Curiol, Arnaldo, Zé Pedro, Miguel e Borgerth


Parabéns Flamengo obrigado por tudo, por causa do Flamengo tenho amigos que se não fosse o Flamengo nunca conheceria, mas a paixão e o amor pelo Flamengo aproxima as pessoas. 

#flamengo116anos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aviso importante.

Todo conteúdo do blog foi enviado ou extraído da internet, caso se sinta ofendido, comente que eu retiro.