sábado, abril 23, 2011

Flamengo. 50 anos da conquista do Rio-São Paulo

Dida, Carlinhos e o novato Gérson


Há exatos 50 anos, o Flamengo sagrava-se campeão do Torneio Rio-São Paulo, maior competição da época. E o título de 1961 não poderia ter maior expressão para o Rubro-negro, afinal foi o único conquistado pelo clube nos áureos tempos da competição. Capitaneado por Dida, um dos maiores ídolos da história do clube, e com o talento do violino Carlinhos, o time campeão ainda revelou um grande craque para o mundo: Gerson, o canhota de ouro, eleito pelos jornais da época grande jogador do torneio.

O Flamengo chegou apenas em terceiro lugar de seu grupo na primeira fase. Sob o comando de um dos maiores treinadores que o Brasil já viu, o paraguaio Fleitas Solich, o time rubro-negro foi crescendo de produção ao longo da competição.

Como na primeira fase o regulamento previa que todos os 10 times participantes se enfrentassem, o Flamengo teve tempo de "arrumar a casa". Entrou como o terceiro carioca melhor classificado para a fase final e, aí arrancou de vez. Venceu todos os seus três jogos da etapa decisiva e no dia 23 de abril sagrou-se campeão no Maracanã lotado: 2 a 0 sobre o Corinthians, com gols de Joel e Dida.

O Rio-São Paulo, além de ser a competição de maior prestígio da época, valeu muito para o Flamengo. Afinal, este foi o primeiro grande título de Carlinhos como jogador do clube e o último de uma geração espetacular: Jadir (capitão na época e remanescente do tri-estadual de 1953/54/55), Joel (campeão do mundo em 1958 e craque do time tricampeão em 1955), Henrique Frade (terceiro maior artilheiro de todos os tempos com 216 gols) e Babá (também remanescente do tri de 1955 e jogador mais baixo da história do futebol brasileiro, com 1,54m).

Curiosidade
Nos jornais da época, o sucesso de Gerson na competição foi tão grande que clubes estrangeiros, inclusive o Boca Juniors mostraram-se interessados em contratá-lo. No entanto, o negócio não foi para a frente.

Campanha do título
1ª FASE
04/3 - Flamengo 2x1 São Paulo - Pacaembu
08/3 - Flamengo 3x2 Palmeiras - Pacaembu
11/3 - Flamengo 1x7 Santos - Maracanã
16/3 - Flamengo 0x2 Fluminense - Maracanã
22/3 - Flamengo 0x3 Botafogo - Maracanã
25/3 - Flamengo 2x0 Portuguesa - Maracanã
29/3 - Flamengo 2x1 América-RJ - Maracanã
02/4 - Flamengo 2x1 Vasco - Maracanã
08/4 - Flamengo 0x3 Corinthians - Pacaembu

Fase Final
16/4 - Flamengo 3x1 Palmeiras - Maracanã
19/4 - Flamengo 5x1 Santos - Pacaembu
23/4 - Flamengo 2x0 Corinthians - Maracanã







Fonte: Site Oficial do Flamengo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aviso importante.

Todo conteúdo do blog foi enviado ou extraído da internet, caso se sinta ofendido, comente que eu retiro.