terça-feira, maio 10, 2011

Eu acredito!!!


O Brasil é considerado um Estado Laico, ou seja, que se diz neutro no que diz respeito a religião. A maioria das pessoas se diz católica, mas pode se dizer que grande parte é não-praticante.

Pensemos no verbo acreditar. Se futebol é religião, não acredito ser blasfêmia transferir esse verbo para o esporte mais popular do país. Um país no qual talvez nem a religião tenha uma importância tão grande na vida das pessoas quanto uma instituição chamada Clube de Regatas Flamengo. Muitos não vão a missa há anos, porém tem o comportamento religioso de ligar a televisão ou ir ao estádio fazer uso de sua fé rubro negra, seja no horário esdrúxulo de 18:30 do sábado, seja no domingo às 16 horas. Além de sua grande torcida, o Flamengo tem uma série de admiradores às avessas. Muitos, incrivelmente, nem mesmo torcem pra outros times, mas nutrem ódio pelo Flamengo. Para esses não se sabe o motivo. Para os “arco-íris”, torcedores de outras times, em grande parte dos casos essa raiva se deve a algum esculacho que tenham sofrido do Mengão. Uma das maiores glórias que já tive como torcedor foi ouvir de um botafoguense que ele acompanha todos, eu disse todos os jogos do Flamengo. Uma das maiores provas de que o Flamengo é maior do que tudo. Não que eu já não soubesse.

Em se tratando de acreditar, assim como muitos se dizem católicos, muitos se dizem rubro-negros. Há muitos no meio desses que não sabem sequer a escalação. Conheço alguns que pararam de acompanhar por se sentirem meio que órfãos dos grandes times que o Flamengo teve em seu passado, no tempo em que os jogadores tinham mais amor à camisa. E há muitos hoje que realmente acreditam que o Flamengo irá reverter amanhã o placar contra o Ceará, adversário que já nos deu dor de cabeça em outra oportunidade, e no NBB contra o Franca, na série semifinal que estamos perdendo por 2x0. Me orgulho em dizer que estou entre esses que crêem. Em 2009, matemáticos chegaram a nos apontar 1% de chances de ganhar o título brasileiro. Sei que há muitos tão loucos quanto eu, até piores. Relembrar essa história foi apenas para refrescar a memória.

Porque ser Flamengo é acreditar sempre no inacreditável, mesmo que esse inacreditável muitas vezes se volte contra nós. O Flamengo é contra qualquer estatística, contra qualquer matemática. O Flamengo não é uma ciência exata. É uma ciência humana na qual a fé é fundamental. Ser Flamengo é saber que até que o juiz dê o seu apito final devemos continuar com nossa fé. É ouvir gozações durante uma semana de torcedores que há anos não levantam um título, simplesmente porque você diz que acredita. É saber que amanhã estaremos ostentando o Manto sagrado mesmo que o resultado não seja suficiente, isso desde que os que estejam em campo dêem o máximo de si e demonstrem garra. Ditas essas palavras, só posso finalizar da seguinte forma: EU ACREDITO!!!


Um comentário:

  1. Depois de uma ausência, Raffael nos brinda com um texto fodástico. Parabéns, mandou muito bem.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aviso importante.

Todo conteúdo do blog foi enviado ou extraído da internet, caso se sinta ofendido, comente que eu retiro.