sexta-feira, outubro 01, 2010

Raffael Rocha.


Amigos rubro-negros, 
semana corrida, complicada pra escrever. O texto dessa semana foi escrito em 2008, após uma vitória do time de basquete do Flamengo aqui no Distrito Federal.

Abraços a todos e saudações rubro-negras!


Inesquecível l!!!!!!!!(17/02/2008)

(por Raffael Rocha)


Não sou escritor, tampouco tenho essa pretensão...mas humildemente venho dizer algumas palavras de coração descrevendo um domingo inesquecível...dia sobre o qual com certeza contarei aos meus netos!
Madrugada de sábado para domingo...entro no msn e encontro Fábio Augusto...meu amigo/irmão...
Lembrei por acaso que o time de basquete do Flamengo iria jogar em Brasília na manhã desse domingo, às 11 horas...
Nunca fui muito de acompanhar basquete, nem jogar...apesar de ser bem bem alto, na adolescência tentaram me convencer a treinar..porém sem sucesso...
Meu lance sempre foi o futebol...e até que tento jogar minhas peladinhas às vezes...
E foi através do futebol que me apaixonei pelo Flamengo...
Acompanhei há alguns anos campeonatos de basquete pela TV...e essa paixão pelo Mengão me deu muitas alegrias, vendo conquistas do Campeonato Carioca de Basquete, com Oscar, Pipoka, Ratto, Robin Davies e cia...
Daí perdi um pouco o contato com esse esporte, não sei bem o porquê...no ano passado, o time do Universo, daqui do Distrito Federal, estava liderando o Campeonato Nacional de basquete, de forma invicta quando iriam enfrentar o Flamengo no Nilson Nelson...era dia de feriado e a entrada era franca...não poderia perder essa oportunidade de ver o Mengão, por mais certa que fosse a derrota!!! O time de Brasília era disparado o melhor do campeonato, tanto que foi campeão! Já o Mengão era um time jovem, esforçado...porém muito inferior ao do Universo...
Lembro-me que foi uma festa no ginásio...o time brasiliense jogava realmente muito! O Mengão até que equilibrou o jogo, mas o que se viu foi um show em quadra do time local...e a torcida arco-íris se divertindo com a derrota do Mengão...
Fui embora do ginásio meio que conformado com a derrota, até porque era pra um time da minha cidade que vinha jogando muitíssimo bem!
Eis que alguns meses depois chega essa tal madrugada de sábado pra domingo citada anteriormente...como havia dito, lembrei desse jogo e combinei com o Fábio de irmos...bem de última hora...
A ocasião é outra...o time do Flamengo é o líder invicto do Campeonato de Basquete, com 8 vitórias seguidas! O time do Universo sofreu várias alterações em relação ao do último campeonato...
Chegamos ao ginásio e encontramos uma enorme torcida arco-íris...gente que acordou no domingo de manhã cedo(11 horas no domingo é cedo!!!)pra ter o gostinho de tentar ver o Flamengo perder, pelo menos no basquete...em vez de irem para o Parque da Cidade ou fazer um churrasco com a família, foram tentar secar o Mengão...mas a nossa torcida estava lá também, firme e forte, embora em menor número(é, por incrível que pareça...)
Começa o jogo, e o Flamengo inicia bem, abrindo boa vantagem...o time do Universo se recupera e equilibra a partida...a torcida arco-íris se anima, começa a gritar e incentivar o time...a torcida do Mengão retruca, provoca vascaínos, tricoflores...
O time local cresce mais na partida, e chega a abrir dez pontos no placar, pra deleite da torcida "fiel" do Universo(EL, EL, EL...torcida de aluguel!!)
Eu estava lá rouco de já tanto ter gritado, mas me lembrei do ano passado, o Maracanã cheio naquele jogo da volta contra o Defensor do Uruguai...a essa altura, os dez pontos de diferença angustiavam a nossa torcida apaixonada ali presente...então me vem à cabeça o "Vamo virar Mengoooooo...vamo virar Mengooooo...vamo virar Mengoooooo...ôôôô..." Estávamos perto das torcidas organizadas, e puxei o grito...foi a hora em que o ginásio se inflamou ainda mais...de uma hora pra outra a torcida incendiou o ginásio, e o time começou a corresponder em quadra, e com muita raça! A diferença foi sendo tirada, o time rival ficando nervoso, errando muito e a galera foi ao delírio! Logo o jogo estava empatado, e a tendência era que virássemos e ganhássemos até com certa facilidade...
O que acontece é que nada no Flamengo é fácil...
O time da casa resolveu reagir, e entre gritos de incentivo e provocações entre as torcidas, acabaram passando à frente...nessa brincadeira sem graça(palhaçadinha!), o Flamengo errando e o time deles acertando muito, principalmente com Ratto(ex jogador do Mengão!) E nosso estigma de sofrer na mão de ex jogadores(“pelas mãos” ficaria mais literal!)  vem à tona novamente, só que dessa vez no basquete...No final do último período, faltando 20 segundos, abriram cinco pontos de vantagem após mais erros do nosso time...cheguei a pensar "Lascou! O time tá invicto e eu e o Fábio seremos os pé-frios da história..."
Mas o time em questão é o Flamengo...
Faltando esses 20 segundos, Duda acerta uma bola de três! A esperança volta ao coração de todos, e como num filme que já vimos várias vezes, as coisas de repente tomam um rumo diferente...algo sobrenatural...
O time adversário faz uma falta totalmente desnecessária no fundo-bola e o Flamengo tem direito a dois arremessos livres...e os dois são devidamente convertidos pelo nosso craque Marcelinho, que foi o cestinha da partida com 46 pontos!
A "torcida" deles fica quieta, pasma...assim como devem ter ficado várias vezes ao verem o Mengão desbancar seus times no futebol...
Marcelinho bate no peito, esbraveja, grita "Vamos ganhar essa p..!!!."
Na prorrogação, sofremos bastante e acabamos vencendo! Uma vitória surreal...uma virada espetacular...uma vitória épica e com muita raça, como manda nossa tradição! Algo que me fez lembrar o nosso grande Gilberto Cardoso, que morreu de emoção após uma cesta que nos deu o título Carioca de basquete em 1955...cheguei a temer também por minha saúde...nunca imaginava que o basquete fosse me proporcionar uma emoção assim! Aliás, o basquete não...
O Flamengo...
No final do jogo, invasão de quadra, muita comemoração,  e aquela a cara de bode de nossos adversários à qual estamos acostumados a ver ao final de nossas grandes vitórias...pasmos...estupefatos...boquiabertos...
 Não tenho palavras para descrever o quanto foram emocionantes esses momentos...o quanto o Flamengo nos faz passar angústia, mas no final nos faz explodir de alegria...
Não sei como descrever a felicidade em ter ajudado, puxando aquele "Vamo virar Mengooooooo" quando as coisas estavam bem feias! Felicidade em curtir aqueles momentos incríveis, do lado de talvez dezenas, talvez centenas de pessoas desconhecidas unidos pela mesma paixão...
Inesquecível...coisas que só o Mengão proporciona...às vezes até penso: “Por quê não torço pra um time pequeno? Ameriquinha...ou Portuguesa...ou Botafogo(com todo respeito às torcidas do América e da Lusa!) A essa hora eu estaria em casa tranqüilo, com minha família, ou estaria almoçando com a família da minha namorada, sossegado, tranqüilo...” Mas cara...não consigo viver sem isso! Como seria profundo o desgosto...como minha vida seria sem graça e sem emoção sem o Flamengo!!!
Como se não bastasse, à tarde ainda ganhamos mais uma vez do Fiasco da Gama...previsível, nós sabemos...epopéia protagonizada pelo nosso novo Deus da Raça, Fábio Luciano, que jogou com o braço machucado, fez o gol que deu início à nossa virada e demonstrou uma garra indescritível...mas essa é uma outra história...
Enfim, meus amigos rubro-negros...como disse antes, tento procurar adjetivos pra explicar o que aconteceu nesse dia...mas o que talvez ilustre mais perfeitamente o que aconteceu é que simplesmente foi um domingo que me fez lembrar o porquê de ter me tornado rubro-negro...e amar tanto esse clube e essa camisa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aviso importante.

Todo conteúdo do blog foi enviado ou extraído da internet, caso se sinta ofendido, comente que eu retiro.