quarta-feira, setembro 29, 2010

ÍDOLOS. JÚNIOR.


Leovegildo Lins da Gama Júnior






JÚNIOR




Biografia

Júnior foi um dos maiores jogadores com carreira no Flamengo. Fez 865 jogos pelo clube, sendo o recordista em jogos vestindo a camisa rubro-negra.
Júnior foi volantelateral direito e esquerdo, e meio-campista de uma extrema técnica. Ele ficou no time até 1985, quando foi vendido para o Torino, da Itália, e, depois, para o Pescara, do mesmo país.
Em 1989, aos 35 anos e a pedido de seu filho, que nunca o vira jogar pelo Flamengo, Júnior voltou para comandar a equipe rubro-negra nas conquistas da Copa do Brasil em 90, o Campeonato Estadual em 91.
Em 1992, comandou o Flamengo no título do Campeonato Brasileiro de 1992. Tal fato é considerado um feito, tendo em vista a idade avançada do então meia, com 38 anos.
Neste último foi um autêntico maestro, de seus pés surgiram os melhores momentos de um time que surpreendeu os rivais na reta final.
O "Vovô-Garoto", como ficou conhecido na segunda fase em que esteve no time rubro-negro, viveu muitos dias de glória no clube, fazendo 74 gols ao todo com a camisa rubro-negra.
Pela Seleção Brasileira, Júnior jogou setenta partidas entre os anos de 1979 e 1992, registrando seis gols. Participou das Copas do Mundo de 1982 e 1986.
É considerado o maior lateral-esquerdo da Seleção Brasileira depois de Nilton Santos.
Júnior encerrou a carreira de jogador em 1993 e no mesmo ano assumiu a função de treinador do time substituindo Evaristo de Macedo ficando no clube até 1994 , retornou ao clube em 1997 no lugar de Joel Santana foi ainda técnico do Corinthians em 2003 mas após 3 rodadas entregou o cargo. em 2004 assumiu a função de gerente de futebol do Flamengo ficando na função até o final daquele ano.
Em 2007 retornou como comentarista do canal SporTV e PFC. A partir de 2009, com a saída de Sérgio Noronha, foi transferido para a equipe de esportes da Rede Globo, sendo o comentarista titular dos jogos de times do Rio de Janeiro.

O precursor do futebol de areia

Depois de sua aposentadoria dos campos, Júnior partiu para uma grande empreitada: a de alavancar o até então incipiente futebol de areia à condição de esporte reconhecido e sucesso de público. Participou das primeiras grandes conquistas da seleção brasileira neste esporte, tendo depois a companhia de outros grandes craques, como Zico e Cláudio Adão.

O Cantor

Júnior também fez sucesso fora dos gramados e areias como cantor. Em 1982, poucos meses antes da Copa do Mundo da Espanha, gravou o compacto com a música Povo Feliz, que ficou mais conhecida como "Voa Canarinho". A música virou a trilha sonora da Seleção Brasileira naquela Copa e o compacto vendeu mais de 800 mil cópias.
Em 1995, ano do centenário do Flamengo, gravou o CD comemorativo do clube, com participações de Bebeto e Moraes Moreira.

Atualmente

Hoje, Júnior trabalha como comentarista esportivo da Rede Globo, substituindo Sérgio Noronha, que foi para a Rede Bandeirantes. Júnior já passou também pelos canais SporTV e PFC. Recentemente, foi técnico em três oportunidades: do Flamengo nos anos de 1993-94 e 97 e do Corinthians em 2003.


Títulos

Flamengo
Seleção Brasileira
Seleção Brasileira de Beach Soccer
Seleção do Rio de Janeiro de Beach Soccer
  • Worldcup.gif Campeonato Brasileiro 1998
  • São Paulo Rio de Janeiro V Desafio Paulistas x Carioca 2000

[editar]Prêmios

Como Jogador de Futebol
Como Jogador de Beach Soccer














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aviso importante.

Todo conteúdo do blog foi enviado ou extraído da internet, caso se sinta ofendido, comente que eu retiro.