domingo, outubro 25, 2009

Matéria do Jornal O Globo.

JOÃO UBALDO RIBEIRO O ideal olímpico

O GLOBO

Aqui na ilha, depois do advento da televisão e das transmissões por satélite, acompanhamos de perto todos os eventos esportivos em que o Brasil se envolve, mantendo nossa intransigente tradição patriótica.

Bem verdade que, de início, ocorreu certa estranheza quanto a alguns esportes a que não estávamos afeitos.

Nos primeiros jogos de vôlei aqui exibidos, houve aqueles que comemoravam quando o Brasil metia uma bola na rede, na convicção de que, como no futebol, vôlei é bola na rede. A marcha, para citar apenas um outro exemplo, é desdenhosamente designada por muitos como “o remelexo” e a crença geral é de que o brasileiro não entra nessa modalidade porque pega muito mal aparecer rebolando na televisão para todo mundo ver, inclusive ou principalmente a sogra.

A questão do espírito olímpico também ocasionou mal-entendidos, como aconteceu com meu saudoso amigo Luiz Cuiuba, a cuja figura de filósofo, autor da máxima “pior seria, se pior fosse”, já tive oportunidade de me referir inúmeras vezes.

Depois de assistir a diversos eventos atléticos e ouvir os narradores falando no ideal olímpico, ele me confessou que não podia aceitar esse ideal. Como é que um burro de uma mulher daquele tamanho, que ele vira arremessando peso, mais fortezinha do que a zaga do Bahia toda junta, ia ser o ideal de alguém? “Pode ser o ideal olímpico, lá deles”, me disse ele. “O meu é que nunca vai ser, o diabo é que queria chegar da rua com uma elefanta dessas esperando para tirar pergunta, Deus é mais.” Tentei esclarecer esse ponto, mas receio não ter tido muito êxito, porque acho que ele morreu desconfiado do ideal olímpico.

Os tempos são outros e a ilha também.

No bar de Espanha, a escolha da cidade-sede dos Jogos Olímpicos foi acompanhada com grande interesse e o resultado final devidamente brindado e comemorado. Mas o primeiro dever do jornalista é para com a verdade, e a verdade é que o aplauso, embora amplamente majoritário, não contou com a adesão dos setores da opinião pública que seguem de perto as opiniões de Zecamunista.

Mas que é isso, Zeca, você está contra o Rio de Janeiro? — Não botem más palavras na minha boca! — bradou ele, levantandose indignado. — Não façam o jogo sórdido dos manipuladores! A capital da minha República Socialista Brasileira vai ser o Rio de Janeiro! O Rio de Janeiro está no meu coração! O Rio de Janeiro é o maior símbolo do Brasil, depois aqui da ilha! Sim, como não, continuou ele, podia mesmo considerar-se um carioca honorário, mais carioca do que muitos que no Rio nasceram e não sabem amá-lo, carioca desde os bons tempos do Cassino da Urca e da inigualável boate Bolero e seus lindos amores fugazes. Carioca do Maracanã, carioca do samba, mangueirense fanático, era isso o que ele era.

— Sim, meus caros senhores, brasileiro que sou, meu coração também bate forte no peito, quando o nome da grande cidade do Rio de Janeiro é evocado! E é por isso que comunico em primeira mão que estou inaugurando, assim que ultimar os preparativos, o Movimento Morda Aqui, com sede no Rio de Janeiro, na minha querida Lapa, que sempre será a Lapa! — Como é mesmo o nome do movimento? — Morda Aqui! O nome completo é Morda Aqui para Ver se Sai Leite, mas, para fins de mobilização, abreviase para Morda Aqui somente. Eles acham que o carioca é otário, mas o carioca não é otário, nem o da gema, nem o honorário.

— Mas o carioca não está sendo otário.

— Pode não estar, mas eles acham que está. Aliás, não somente os cariocas, mas todos os brasileiros que vão morrer na grana que rolará.

— Não sei por quê, os Jogos só vão trazer benefícios.

— Para os mesmos! Os mesmos! Nos Jogos Pan-Americanos, não iam fazer tanta coisa? Não iam até despoluir a Baía de Guanabara? O que é que os Jogos Pan-Americanos renderam? Vá perguntar no Tribunal de Contas! Se a cidade precisava disso tudo que eles dizem que vão fazer agora, por que não fizeram antes? Tem que haver pretexto? Dinheiro tinha, tanto assim que dizem que já está à disposição. Então não faziam, vamos dizer, por esquecimento, não é? Não tem nada a ver com as eleições de 2010, tem? — Que é isso, o governo fez um grande esforço para trazer as Olimpíadas.

— Fez, fez, e dizem que gastou somente algumas milhas, saiu barato, embora eu ache que não deu Chicago por causa de Atlanta, não deu Madri porque 2012 já vai ser na Europa e não deu Tóquio porque teve Ásia em 2008.

— De qualquer forma, houve um esforço, você não pode negar.

— Claro que houve e vai compensar! No Pan-Americano, eles disseram que iam gastar quatrocentos milhões, não foi? Gastaram quase quatro bilhões, dez vezes mais! Em quê? Pergunte de repente a qualquer carioca, assim para ele dizer na tampa: em quê? O que é que ele está vendo, que consumiu esses quatro bilhões? — Tudo bem, mas agora vai ser diferente.

— Vai, sim, vai. Agora a previsão é de uns quarenta bilhões, não é uma beleza? E daqui pra lá deve aumentar bastante, são muitas boquinhas a alimentar e ainda tem que sobrar um restinho da grana, para fazer algumas obras.

— Assim também não é possível, Zeca, é preciso acreditar.

— Mas eu acredito. E acredito também em Papai Noel. Morda aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aviso importante.

Todo conteúdo do blog foi enviado ou extraído da internet, caso se sinta ofendido, comente que eu retiro.